30 de mai. de 2010

Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Se alguém me pedisse para indicar algum filme agora, com certeza seria esse. "Brilho eterno de uma mente sem lembranças", ou "Eternal Sunshine of the Spotless Mind" ganhou meu coração e a minha admiração desde a primeira vez que eu o assisti. Eu confesso que na primeira vez eu era bem novinha(por volta de uns 12/13 anos) e ainda assim não pude deixar de me comover com a história de amor de  Joel e Clementine.
Eu não vou ficar aqui contando o filme para quem não assistiu, se você puder assista, vale muito a pena.
Mas na verdade eu só quero compartilhar com os meus poucos porém fiéis leitores, o que esse filme louco e sensível despertou em mim.
A história gira em torno de Joel e Clementine, um casal tão diferente, ele é um homem sério e responsável ao extremo enquanto ela é totalmente impulsiva e um pouco irreponsável; mas ao mesmo tempo tão normal,m já que enfrentam os dilemas das diferenças e o peso da rotina que todo casal acaba enfrentando um dia. 
O que torna a história do nosso casal tão especial, é o fato de após uma briga Clementine decidir(em mais um de seus ataques de impulsividade) apagar Joel da sua memória, literalmente. Para conseguir isso ela se submete ao tratamento do Doutor Howard Mierzwiak que promete apagar completamente qualquer um que você queira dos seu pensamentos. O tratamento é bem sucedido, e quando Joel descobre o que Clementine fez ele decide fazer o mesmo tratamento. É exatamente ai que começam os momentos mais lindos do filme. Durante o tratamento, Joel se arrepende mas não há como voltar atrás, sendo assim ele faz de tudo para arrastar Clementine para as lembranças mais improváveis da sua vida, onde ela não estava e jamais procurariam por ela ali.
Eu acabei descrevendo a sinopse do filme aqui, mas não importa. O fato é que vagando pelas lembranças incostantes de Joel nós percebemos que os momentos mais simples são realmente os que tocam mais fundo no nosso interior. Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade. As vezes eles passam e nós nem ao menos nos importamos com isso, mas a possibilidade de perdê-los algum dia faz com que nós nos agarremos a eles com todas as forças tentando evitar de qualquer maneira a possibilidade de eles irem embora.
Outra coisa que fica bem claro no filme, é que você não tem o poder de controlar o seu destino. Desista, você pode tentar fugir, pode tentar evitar e pode até tentar apagar alguém de sua vida. Mas se as suas estradas tiverem que se cruzar, elas irão se cruzar quantas vezes for necessário e não há nada que você possa fazer para evitar isso.
Por último, mas não menos interessante, vem a mensagem de amar acima de qualquer coisa, acima de qualquer defeito ou qualquer qualidade. Amar por querer estar com a pessoa, porque ela te faz bem, e só. As brigas de Joel e Clementine são na maioria causadas pela personalidade inconstante dela e pelo medo da rotina que existe nele. Mas quando eles se perdem, percebem que até desses pequenos defeitos eles sentem falta.
Eu peguei esse filme, e essas mensagens pra minha vida. Assista, tire suas próprias conclusãoes e me diga como 'Brilho eterno de  uma mente sem lembranças' tocou você.
Pra terminar, um poema de Alexander Pope que nomeia o filme.

“Feliz é o destino da inocente vestal
Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida
Brilho eterno de uma mente sem lembranças!
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança.”
Alexander Pope

6 comentários:

Unknown disse...

gostei muito de tudo..
realmente quando tem que ser, nada nem ninguém pode impedir..
bjo.Sol

Atelier da Filó disse...

Eu quero ver.

Unknown disse...

fiquei curiosa...também...
beijos
já tinha bastante tempo que não a via

~*Rebeca*~ disse...

Na realidade não lembro de ter assistido e a dica foi maravilhosa.

Espero não perder contato, viu?

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-

Juliana* disse...

Adorei seu blog!

Voltarei mais vezessss!!!

beijos

Juliana

~*Rebeca*~ disse...

Todo domingo mando algo que acho interessante para os amigos e hoje não poderia ser diferente. Encontrei por uma menina que brinca com o designer fazendo pontilhado em almofadas. Muito legal, até porque quando os pontos são ligados é uma posição do kama sutra que aparece. Leve e original, amei! Espero que goste, porque Milene Rebuzzi se garante:

http://www.coroflot.com/public/individual_set.asp?individual_id=275238&set_id=419719&

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca

-